Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

NOVAS PERSPECTIVAS

Esta série de artigos ilustrados, apresentada no O Arauto — “O poder transformador das Escrituras” — dá um apanhado da impressionante história do desenvolvimento dos escritos sagrados no mundo, através de milhares de anos. Salienta a atuação dos grandes homens que escreveram e traduziram a Bíblia. Muitos deles deram a vida para que a influência transformadora das Escrituras chegasse a toda a humanidade. Este artigo é continuação da série.

Os Evangelhos: proclamação das boas novas

(Segunda parte)

Da edição de agosto de 1993 dO Arauto da Ciência Cristã


Às vezes é indispensável, neste mundo tão necessitado, ver as coisas sob nova luz. Novas Perspectivas é uma seção apropriada para aqueles que querem dar um enfoque especial a assuntos de interesse comum.

O mais conhecido dos quatro Evangelhos é o de Mateus, escrito por volta do ano 90 D.C. Embora, por tradição, esse livro seja atribuído ao discípulo de Jesus chamado Mateus, o verdadeiro autor foi, sem dúvida, alguém que recebeu as informações através de outras fontes, seja pela tradição oral, seja pelos escritos Q, ou pelo Evangelho de Marcos. O autor escreveu em grego, para uma comunidade judaico-cristã de língua grega, talvez a que Paulo fundou em Antioquia. Esse evangelista deseja atrair o ponto de vista judaico de sua comunidade, mas não poupa críticas ferinas ao judaísmo e, com amargura, culpa os judeus pela morte de Jesus. Para esse autor, a Igreja, não a nação judaica, havia se tornado o verdadeiro Israel.

O propósito que norteou o trabalho de Mateus, ao escrever seu Evangelho, foi proporcionar aos cristãos judeus um manual de instruções sobre como governar as igrejas e a própria vida. Esperava fortalecer a fé de seus leitores em Jesus, e ajudá-los a compreender melhor como seguir os passos do Mestre. Com essa finalidade, ele dá a reprodução mais completa que se pode encontrar na Bíblia, daquilo que foi chamado o Sermão do Monte, um resumo dos ensinamentos mais importantes de Jesus. A pedra angular desse sermão é formada por uma série de breves declarações, ou “ditos”, conhecidas agora como bem-aventuranças. Esses ditos proclamam as bênçãos que os cristãos sinceros receberão, se humildemente viverem de acordo com sua fé. O sermão, como é referido em Mateus, requer muito mais do que um conformismo legalista e superficial com os mandamentos de Deus. Requer uma mudança de coração, mais amor, mais perdão, mais pureza.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / agosto de 1993

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.