Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

reflexões

Reconsiderando notícias e comentários

“Ciência versus religião”

Da edição de agosto de 1993 dO Arauto da Ciência Cristã

O Estado de São Paulo


“Qual seria a ligação entre ciência e religião, se é que existe alguma? Há tempos venho escrevendo artigos sobre o assunto e tenho tido a impressão de estar sendo olhado de soslaio, tanto de um lado como de outro. No entanto, em outras partes do mundo tem havido esforços, pessoais e de grupos, para estabelecer tal ligação.

“... na edição de dezembro de 1991 da revista American Journal of Physics, o professor de Filosofia E. E. Selk faz uma resenha sobre o livro de I. G. Barbour intitulado Religion in an Age of Science. Segundo Selk, uma das perguntas que Barbour faz em seu livro, e que procura investigar e responder, é: que visão de Deus é consistente com a compreensão científica do mundo, hoje em dia? E também: qual deve ser o lugar da religião no mundo científico?...

“Barbour ... [propõe] que a religião se utilize de critérios semelhantes ao do método científico quando analisa fenômenos que, em princípio, só a ela dizem respeito. Ele acredita que ciência e religião podem ser integradas por meio de um processo metafísico, enfatizando a concepção de Deus agindo no mundo por intermédio de uma participação contínua e criativa. Para ele, que analisa vários assuntos científicos polêmicos em seu livro, o cristão inteligente e maduro deve construir uma visão do mundo extremamente coerente, em que ciência e religião sejam aliadas, e não inimigas ou indiferentes, valendo o mesmo raciocínio para as religiões não cristãs. Essa posição é, no mínimo, interessante e promissora no sentido de motivar um relacionamento positivo entre a comunidade científica e a religiosa. ...

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / agosto de 1993

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.