Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Panteísmo — o dualismo que tem de ser denunciado

Da edição de novembro de 1985 dO Arauto da Ciência Cristã


Na realidade divina, os opostos nunca coexistem nem se assimilam. Só existe o bem, só a perfeição, só a alegria e a harmonia. Contudo, os sentidos corpóreos falsamente pretendem mostrar que há opostos necessariamente existindo juntos, habitando lado a lado. Assim, tal dualismo interpreta a própria natureza daquilo a que se chama existência mortal. Ao dualismo acompanha a confusão, o caos, todo o inferno de se aceitar a presunção espúria de que a vida existe na matéria.

Pode-se, porém, provar irreal o dualismo, pois é ele a antítese da unidade de tudo o que é divino. E é esta unidade o que expressa a verdadeira essência da realidade — um Deus, Eu Sou o Que Sou, uma causa, um bem, o Tudo-em-tudo, um criador e Sua criação infinita.

A Ciência Cristã ensina que não existe lugar, no reino de Deus, para algo dessemelhante de Deus, pois Deus é Espírito ilimitado e é totalmente bom. Não há lugar, na infinidade, para o que é finito, não há oportunidade, na onipotência, para um poder oposto. Ciência e Saúde de autoria da Sra. Eddy declara: “É tão impossível misturares o Espírito com a matéria, como é impossível misturares o fogo com a geada.” Ciência e Saúde, pp. 72–73.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / novembro de 1985

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.