Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Matéria de capa

Ocupando nosso próprio espaço

Da edição de fevereiro de 2006 dO Arauto da Ciência Cristã


Será que cada pessoa tem seu próprio lugar? Além disso, será que esse lugar tem de ser ocupado, seja aqui ou no além? Mary Baker Eddy achava que sim. Ela escreveu em sua autobiografia: “Nenhuma pessoa pode incumbir-se da missão individual de Jesus de Nazaré, ou cumpri-la. Nenhuma pessoa pode tomar o lugar da autora de Ciência e Saúde, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã. Cada indivíduo tem de ocupar seu próprio nicho no tempo e na eternidade” (Retrospecção e Introspecção, p. 70).

Tenho freqüentemente ponderado sobre essas palavras, principalmente levando em conta o fato de ter vivido em muitos lugares, desempenhado diversas funções e me engajado em inúmeras atividades, ao longo dos anos. Além do mais, por longa experiência, sei que muitas pessoas lutam com a incerteza e a insatisfação com relação ao seu lugar correto. Muitos não se satisfazem com o simples passar de uma seqüência de eventos, sobretudo quando parecem casuais ou sem conexão, talvez até sem sentido e em desacordo com o plano e desejo pessoais.

Uma história publicada em 1952 por Norman Beasley, sobre o movimento da Christian Science, diz que: “...Mary Baker Eddy tinha a convicção de que Deus dá um lugar a cada um e exige que a pessoa preencha esse lugar” (The Cross and the Crown [A Cruz e a Coroa], p. 342). Em seguida, ele cita também um pequeno ensaio anônimo, intitulado “O nosso Lugar”, publicado no The Christian Science Journal, edição de dezembro de 1883. Esse ensaio diz, em parte: “Acredito que Deus tenha reservado a cada pessoa um lugar e, que nessa criação harmoniosa nāo existe nenhum espaço vazio, nada que possa ser deixado de fora, nada que possa faltar, da mesma forma como também não podemos respirar sem ar, ou pensar sem mente, ou imaginar que possamos ser expelidos da ordem divina do ser ou ocupar qualquer lugar que não seja o nosso... Jamais vemos as estrelas disputando lugar umas com as outras, nem o sol em discrepância com a lua; nem vimos Paulo tomar o lugar de Pedro ou João o lugar de nosso Mestre [Jesus] ou vice-versa. Cada um preenche seu próprio lugar, quer tenha conhecimento disso ou não. Quanto a mim, me contentaria na doce consciência de que tenho um lugar conTigo, Amor eterno; quer esse lugar seja importante ou grandioso, humilde ou pequeno, pertenço à Tua criação; portanto, sou Teu.”

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / fevereiro de 2006

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.