Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Posse

Da edição de fevereiro de 2006 dO Arauto da Ciência Cristã

Christian Science Journal


As pessoas acreditam que podem se tornar possuidoras ou proprietárias privilegiadas de alguma coisa. Quando, por trâmites normais da lei, alguém adquire um imóvel, sente logo um forte desejo de cercar a propriedade e de afastar dali qualquer outra pessoa. Segue-se o que é universalmente aceito, ou seja, essa pessoa fica proprietária de uma determinada porção da superfície da terra, e a lei protege e defende seu direito de posse. Essa pessoa constrói uma casa e a ocupa, considerando-a sua propriedade particular, e ninguém tem permissão de se aproximar dela ou de nela entrar contra a vontade do proprietário, sob pena de ser considerado invasor. Em nosso atual estágio de desenvolvimento, geralmente se entende que uma propriedade é algo que deve ter um dono; que a terra, e tudo o que nela existe, possa ser dividida em partes e lotes, e que a posse de muitos ou poucos lotes possa ser reivindicada por algumas pessoas, à exclusão de outras. Tudo isso, no entanto, está fundamentado na suposição de que a matéria seja substância e de que o homem seja seu proprietário.

O processo ilusório da crença mortal parece inverter a verdade; pensamentos são exteriorizados em coisas, que são reivindicadas, possuídas e dominadas por pessoas. Alguns possuem muitas propriedades, outros, menos, enquanto a grande maioria não é dona de coisa alguma. Essa distribuição de bens materiais evidentemente desigual, suscita inveja, ciúmes e contendas, que freqüentemente induzem aquele que se considera impedido de realizar seu anseio, a usar de meios duvidosos, ou às vezes violentos, para obter aquilo que deseja. Pode-se dizer que noventa por cento das guerras e contendas no mundo se originaram e foram levadas avante devido à invasão dos assim chamados direitos de propriedade, ou devido ao desejo de aumentar o domínio sobre bens materiais.

Em realidade, tudo neste mundo pertence a Deus e, por reflexo, pertence também ao homem, a imagem e semelhança de Deus.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / fevereiro de 2006

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.