Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

O Evangelho Segundo João

Estudantes de Christian Science da Grande São Paulo aprofundaram seu conhecimento do Evangelho de João, fizeram reuniões inspirativas e partilharam o que haviam descoberto. Também nos próximos meses apresentaremos excertos do que foi exposto nessas reuniões. No mês anterior, os comentários foram a respeito do primeiro capítulo em geral até o versículo 18. Continuamos agora com os versículos 19 a 31.

O Evangelho Segundo João

parte IV

Da edição de fevereiro de 2006 dO Arauto da Ciência Cristã


1. Versículos 19 a 23: Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo? Então respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

João repete o testemunho dado anteriormente, no versículo 15, sobre o Messias que viria depois dele (no tempo), mas que sempre existiu (na eternidade, ou seja, o Cristo eterno). O João aqui referido é quem conhecemos como João Batista, que apareceu na história do Cristianismo antes de Jesus, o qual convocava o povo judeu a ser batizado, como símbolo de adesão à nova doutrina. João Batista era filho de Zacarias e Isabel, a prima de Maria, mãe de Jesus. Essa distinção faz-se necessária para não confundi-lo com o autor deste evangelho, conhecido como João, o Evangelista, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, que também foi discípulo de Jesus.

João Batista afirma categoricamente não ser ele o Cristo, como alguns pensavam, e isso mostra uma de suas qualidades, a humildade de reconhecer sua posição como o antecessor do Messias, aquele que viera para proclamar a vinda do Cristo. Diante dos sacerdotes e levitas, componentes do sinédrio, uma espécie de tribunal de inquirição, ele confessou: “Eu não sou o Cristo” (versículo 20).

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / fevereiro de 2006

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.