Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

A LEITURA EM VOZ ALTA

Qualidade variegada

Da edição de março de 1980 dO Arauto da Ciência Cristã

Christian Science Journal


A Sra. Eddy esperava que um bom leitor lesse em tom de conversação. Na ocasião em que estava procurando alguém para ler sua mensagem dedicatória de 1906, pedia “alguém cuja voz seja ampla, tenha articulação distinta, e cuja ênfase, pausa e tonalidade estejam de acordo com a conversação — com as leis da compreensão do assunto, tornando-o claro para o ouvinte” Christian Science Sentinel, 5 de outubro de 1946..

Quando trocamos idéias, sentimentos, observações e opiniões com outras pessoas, nossa fala é caracterizada por aceleração e desaceleração, sonoridade e maciez — numa forma de certo modo direta, cada idéia com suas características. Uma boa conversação inclui espontaneidade, uma sensação de “acaba de me ocorrer...”. Um interlocutor responde a outro, e há uma variação natural no ritmo da fala, conforme os pensamentos vêm à mente. A conversação é quase sempre animada; compomos a frase e damos a ênfase espontaneamente a fim de realçar o que estamos dizendo.

Há, por certo, diferença entre a comunicação com dois ou três ouvintes ou com vinte, cinqüenta, cem, ou mais. Para a leitura na igreja queremos um tom de conversação que seja adequado para encher um grande espaço. Deveria contar com todos os elementos de uma boa conversação, adicionada, porém, de mais dignidade, sendo um pouco mais eloquente e mais vigorosa.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / março de 1980

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.