Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

“Ainda”?

Da edição de março de 2017 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 23 de dezembro de 2016.

Original em alemão


Uma senhora de idade havia acabado de manobrar o carro e colocá-lo em uma vaga muito pequena, de maneira elegante e sem nenhuma dificuldade. “Você vê? Ainda consigo fazer isso”, disse ela com satisfação.  Então, perguntei: “O que você quer dizer com ainda”? Eu nunca tivera nenhuma dúvida de que ela seria capaz de fazer aquilo. Afinal, ela era uma excelente motorista. 

Depois desse diálogo, comecei a observar, cada vez mais, a ligação que existe entre a habilidade de fazer algo e a palavra ainda. Essa palavra é usada com tanta frequência, que mal percebemos o que ela transmite. Lemos que um tenista de 30 anos “ainda” pode enfrentar um oponente muito mais jovem, que uma mulher em seus quarenta e cinco anos “ainda” tem boa aparência e que um casal com sessenta anos “ainda” faz viagens fantásticas. Quase ninguém pondera muito sobre essas declarações.  

Todavia, quando consideramos o pensamento que está subjacente a essa expressão, percebemos que ele aprisiona a humanidade. Ele limita a afirmação das habilidades e, assim, limita também a expectativa de capacidade. As crianças declaram com orgulho que conseguem fazer algo. Quem já não viu o triunfo radiante de uma criança que acabou de aprender a andar de bicicleta? Em algum momento, esse desaparece daquilo que dizemos. Então, por algumas décadas, as pessoas simplesmente dizem que são capazes de realizar coisas, sem fazer qualquer comentário adicional. E então, em algum momento, esse ainda começa a aparecer nas conversas. A implicação que isso terá fica bem clara: algum dia a capacidade de fazer as coisas irá acabar. Ao invés de aprendermos coisas novas, estaremos desaprendendo de fazer as coisas. Assim, sem nos darmos conta, seguimos o padrão de crescimento, maturidade e decadência ditados pela materialidade.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / março de 2017

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.