Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Lições dos personagens secundários nos eventos da Páscoa

Da edição de março de 2024 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 3 de abril de 2023.


Você provavelmente já ouviu falar dos personagens principais — Jesus e seus discípulos (especialmente Pedro e Judas); Caifás, o sumo sacerdote judeu; e Pôncio Pilatos, o governador romano. Mas, o que dizer de Malco, o servo do sumo sacerdote cuja orelha foi cortada por Pedro? E a esposa de Pilatos, que alertou o marido sobre a inocência de Jesus? E Simão, o cireneu, que carregou a cruz de Jesus, e o centurião romano e seus soldados, que o pregaram na cruz? Um olhar mais atento para esses personagens secundários, nos eventos da Páscoa, pode revelar algo significativo sobre o efeito do Cristo em todos nós, nos dias de hoje.

 Recentemente, pensei em algumas perguntas sobre aqueles personagens aparentemente irrelevantes naqueles acontecimentos dos Evangelhos. Como o julgamento, a crucificação e a ressurreição de Jesus poderiam ter modificado a vida deles e sua maneira de pensar? O que dizer de Malco, cujo nome aparece apenas no Evangelho de João (ver 18:10), mas que é citado nos outros três evangelhos? Sua orelha foi decepada por Pedro, na tentativa de defender Jesus dos soldados que tinham vindo prendê-lo. O que será que ele deve ter sentido quando sua orelha foi restaurada pelo Mestre? O que fez com que a esposa de Pilatos aconselhasse o marido a não se envolver na conspiração dos sacerdotes contra Jesus, cuja inocência lhe fora revelada em sonho?

E como deve ter sido para o centurião e os soldados romanos que estavam em serviço durante a crucificação? Aquele evento não tinha nada a ver com a história deles. Eles haviam vindo de uma cultura completamente diferente, adoravam muitos deuses e podem ter se sentido como espectadores desinteressados, ​​depois de terem pregado Jesus e os dois criminosos em suas respectivas cruzes. Mas,  quando viram o terremoto que se seguiu ao suspiro final de Jesus, disseram: “Verdadeiramente este era Filho de Deus” (Mateus 27:54).

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / março de 2024

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.