Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Aplicação da Regra Áurea na Igreja Filial

Da edição de julho de 1964 dO Arauto da Ciência Cristã


A Aplicação da Regra Áurea entra em todos os aspectos da atividade de uma igreja filial. É exigida em especial quando se trata de membros que, por um motivo ou outro, se tenham tornado inativos. As igrejas filiais desejam, com razão, que todos os membros participem ativamente de suas atividades e assembléias. Algumas igrejas têm um estatuto o qual exige que seus membros compareçam a determinado número de assembléias, cada ano. Porém, grande injustiça poderá vir a ser cometida contra um membro inativo, se os esforços para alcançá-lo e reativá-lo não forem desenvolvidos com amor fraternal, com misericórdia e justiça.

Se um membro já não toma parte ativa em comissões, se não comparece às assembléias e talvez falte a muitos dos serviços religiosos, não deve isso permanecer ignorado. Pode muito bem ser que tal membro esteja necessitando do carinhoso interêsse e da compreensão dos demais membros. Muitas igrejas têm uma comissão cujo dever é pôr-se em contacto com tais membros, visando a sanar a situação.

O sexto dos artigos de fé d'A Igreja-Mãe, os quais todos os membros das igrejas filiais subscrevem, diz o seguinte (Manual d'A Igreja-Mãe por Mary Baker Eddy, p. 16): “E prometemos solenemente vigiar e orar para haver em nós aquela Mente que havia também em Cristo Jesus; fazer aos outros o que desejamos nos façam; e ser misericordiosos, justos e puros.” Em obediência a êsse artigo de fé, o motivo e o desejo dos membros da igreja deveriam, obviamente, consistir em ajudar o membro inativo, e seu caso deveria ser cuidadosamente investigado. Pode ser que êle esteja fazendo o melhor que possa em tais circunstâncias e talvez esteja necessitando do carinhoso interêsse e amparo da igreja. Mesmo nos casos em que o membro se tenha tornado profundamente apático e indiferente, todo esforço justo deveria ser feito para sanar a situação antes que sejam tomadas quaisquer medidas para excluí-lo do quadro de membros. Pôr a Regra Áurea em prática, dêsse modo, abençoará a igreja como também o indivíduo.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / julho de 1964

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.