Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

O objetivo não é curar a matéria

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 29 de janeiro de 2024


Há dois mil anos, Cristo Jesus veio ao mundo para ensinar a verdade. A vinda do tão esperado Messias, o ungido, havia sido profetizada, e ele se dedicou inteiramente a enaltecer a Deus, o Espírito. A verdade que Jesus revelou foi um reino que não é da terra — não é da carne — mas do Espírito.

Ele revelou que o homem é unido a Deus, unido ao único divino Pai-Mãe. Lemos em 1 João: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; … Amados, agora, somos filhos de Deus…” (3:1, 2). Isso implica uma forma totalmente nova de pensar, porque o Pai, Deus, é o Espírito e, portanto, Sua descendência tem de ser totalmente espiritual. 

Em muitas ocasiões, Jesus exortou os que o ouviam a se arrependerem, o que em grego significa “pensar de modo diferente” (de acordo com o Dicionário Strong). Ele ressaltou a necessidade de eliminar os antigos conceitos materialistas a respeito da vida, e abrir espaço para o novo modo espiritual de pensar. Dois opostos — matéria e Espírito — não podem existir juntos. Jesus revelou a grande realidade de que o Espírito criou tudo; portanto, a matéria, o oposto do Espírito, tem de ser, e é, irreal.

Mary Baker Eddy, a Descobridora da Ciência Cristã, foi uma devotada seguidora de Cristo Jesus. No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, ela revelou a Ciência que embasava o ministério de cura do Mestre. Ela escreveu: “A Ciência revela que não há nada no Espírito com que se possa criar a matéria. A metafísica divina explica a nulidade da matéria. O Espírito é a única substância e consciência reconhecida pela Ciência divina” (p. 278). Ela também escreveu: “A matéria desaparece sob o microscópio do Espírito” (p. 264).

A nova maneira de pensar, ensinada por Jesus, é tão radical que exige que “nasçamos de novo”, como disse ele: “…Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. …quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:3, 5). No original grego, “nascer de novo” pode significar “nascer do alto”. Compreender isso é fundamental, se quisermos seguir os passos de Jesus e curar como ele curou.

O que significa nascer da água e do Espírito? Ciência e Saúde dá a interpretação espiritual da história da criação, como está no primeiro capítulo de Gênesis, e ali explica: “…água simboliza os elementos da Mente” (p. 507). Portanto, nascer da água e do Espírito significa compreender que na verdade somos ideias da Mente divina, Deus, e não mortais que vivem em um mundo material.

Visto que o homem é uma ideia espiritual, Jesus ensinou seus seguidores a olhar para além dos fenômenos mortais (aquilo que vemos com os olhos) e aprender a desenvolver a percepção espiritual. Ele nos ensinou a olhar para as coisas que não se veem, e não para o que vemos por meio dos sentidos materiais, que nos enganam. Um conhecido ditado diz: “A mente acredita no que os olhos veem e os ouvidos ouvem”. É dessa forma que o mágico leva o público a acreditar em seus truques — tirando proveito da natureza ilusória dos sentidos físicos. 

Se acreditarmos no que os olhos veem, nunca alcançaremos a compreensão espiritual. Por isso Jesus nos instruiu: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24). Em inglês, no grego e em português, o verbo “ver” também significa perceber mentalmente. O Glossário de Ciência e Saúde define olhos como “Discernimento espiritual — não material, mas mental” (p. 586).

Quando o médico que tratou da Sra. Eddy não deu esperança de que ela sobreviveria a um grave acidente, ela recorreu à Bíblia e leu um relato sobre uma das curas de Jesus. Ela foi curada, quando compreendeu que a matéria — que o mundo considera o fundamento da vida — não exercia nenhuma influência na capacidade de curar do Mestre. Essa cura e sua compreensão da verdade que lhe estava sendo revelada prepararam-na para descobrir a Ciência divina.

Ela corajosamente declarou: “Não há vida, verdade, inteligência, nem substância na matéria. Tudo é a Mente infinita e sua manifestação infinita, porque Deus é Tudo-em-tudo” (Ciência e Saúde, p. 468). Também escreveu, em Escritos Diversos 1883–1896: “O que pode ser mais do que Tudo? Nada, e nada é o nome que dou à matéria” (p. 26).

Visto que a matéria não é nada, quando Jesus curava ele não estava curando a matéria, mas sim a errônea crença na matéria. Portanto, quando recorremos a um praticista da Ciência Cristã em busca de tratamento metafísico, não é benéfico pensar: “Tenho tal e tal doença, mas sei que a Ciência Cristã pode curá-la”. Assim como Jesus, a Ciência Cristã não se propõe a curar a matéria. Pelo contrário, prova que a matéria não existe e, portanto, não tem poder para estabelecer condições para o homem. Aceitar essa grande verdade traz a cura.

O problema de pensar que estamos curando a matéria tem dois aspectos. Primeiro, se acreditarmos em consertar a matéria, estaremos partindo da falsa premissa de que podemos ficar doentes novamente; ou que estamos sujeitos ao envelhecimento e deterioração. No entanto, ao compreender a irrealidade da matéria, eliminamos a possibilidade de recorrência ou reaparecimento da doença em outras formas. Segundo, se acreditarmos que a Ciência Cristã apenas conserta a matéria, sentiremos a necessidade de examinar a matéria para verificar o progresso da cura, em vez de ir em busca do progresso espiritual. Olhar para a matéria nos faz voltar à estaca zero e a acreditar que o irreal precisa ser consertado. A compreensão inspirada aceita o que é real, em vez de tentar alterar o que não é real.

Deus não conhece a matéria; portanto, pedir que Ele cure a matéria seria como pedir a Deus que entre em um sonho mortal e reorganize as ilusões nele contidas. Isso é impossível, porque as ilusões não são reais. Deus, a Mente infinita, só conhece a perfeição de Sua criação espiritual.

A irrealidade da matéria e nossa compreensão sobre sua nulidade são o fundamento da Ciência Cristã e nos capacitam a testemunhar a cura. Na página 113 de The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany [A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, e Outros Textos] a Sra. Eddy escreve que o apóstolo Paulo “declara a verdade do sistema completo da Ciência Cristã nestas breves frases: ‘Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte’ ”. 

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.