Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

O comportamento dos outros

Da edição de novembro de 1989 dO Arauto da Ciência Cristã


Há alguns anos, certo professor declarou, num seminário sobre comunicações a que eu compareci, algo que, na ocasião, considerei uma afirmação espantosa. Disse que nunca deveríamos basear nossa felicidade no que pensávamos devia ser o comportamento das outras pessoas. É mais seguro preocuparmo-nos com nosso próprio comportamento. Afinal de contas, é sobre ele que temos controle!

Como eu era estudante da Ciência Cristã, fiquei impressionada com a sabedoria contida nesse comentário. Com efeito, o conselho bíblico: "Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" Filip. 2:12., veiome de imediato ao pensamento. Se eu acreditasse que minha felicidade provém das ações de outras pessoas, violaria o Primeiro Mandamento, fugiria à responsabilidade e estaria a intrometer-me nos assuntos das outras pessoas.

"Não terás outros deuses diante de mim [Deus]," Êxodo 20:3. dispõe esse mandamento. Essa diretriz tão simples cobre o espectro total do pensamento e do comportamento humano. Se pensarmos que só podemos ser felizes se o comportamento de outra pessoa corresponder a um desejo preconcebido, estaremos atribuindo nosso bem-estar a uma pessoa, ou a algo, mas não a Deus. Se seu comportamento se alterar e coincidir com nossas expectativas, desfrutaremos de um falso (e temporário) sentido de felicidade. Se, porém, o comportamento não coincidir com nossos planos, acharemos que nossa felicidade nos foi negada. Mas Deus é que é a nossa fonte constante de todo o bem.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / novembro de 1989

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.