Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Orar quando há conflito

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 25 de abril de 2024


Será que entre uma notícia e outra sobre as guerras paramos um momento para pensar? Para orar? É sempre importante estarmos atualizados sobre as notícias, porém também precisamos evitar de nos impressionar com os detalhes chocantes. Constatei que, a fim de me elevar acima dos ciclos de relatos sombrios de destruição que possam vir ao meu pensamento, preciso ficar em quietude e orar. A oração não é algo para nos servir de esconderijo; a oração eleva meu pensamento para além daquilo que os sentidos físicos veem, e traz à luz o bem e a totalidade de Deus.

Portanto, ultimamente tenho dedicado algum tempo a considerar o simples fato de que Deus é o bem e, como Jesus provou em sua vida e suas curas, Deus sempre é totalmente bom. Conforme explicado em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, livro de Mary Baker Eddy sobre a cura pelo Cristo praticada por Jesus: “Em saxão e em vinte outros idiomas o bem é o termo utilizado para Deus. As Escrituras declaram que tudo o que Ele fez é bom, como Ele mesmo — bom em Princípio e em ideia. Portanto, o universo espiritual é bom e reflete a Deus tal como Ele é” (p. 286).

Ao me aprofundar mais no estudo a respeito da natureza de Deus, sinto-me encorajado a me conscientizar de que o universo espiritual de Deus é o único universo que existe. Em última análise, vivemos no universo de Deus, por isso vivemos no universo do bem, no qual também nós somos espirituais e bons, independentemente de como as coisas possam parecer. Em contraste com a atual cacofonia de desânimo e violência, essa é uma notícia muito animadora.

Reconhecer isso abre nossos olhos para a certeza de que a presença de Deus é tangível. Não importa o que estejamos enfrentando, Deus está conosco, guiando nosso pensamento e nossa vida.

Certo dia, quando criança, sofri bullying e apanhei de um aluno mais velho. Contudo, pude aplicar o que eu estivera aprendendo na Escola Dominical da Ciência Cristã e o que já havia colocado em prática fora dela Em vez de sentir medo ou raiva, meu coração transbordou com a plena consciência do amor de Deus — tanto por mim quanto pelo outro aluno. Mais tarde, ele me olhou bem nos olhos e pediu desculpas, e constatei que eu nem precisava perdoá-lo, pois já o tinha perdoado.

Fazer uma pausa, ficar em silêncio e tomar consciência do fato de que Deus está sempre presente, e é unicamente o bem, nos mostra a harmonia que realmente está acontecendo. À medida que progredimos a cada dia, todos nós permanecemos no reino sempre presente do Amor divino, que não é poderoso apenas em parte; o Amor é onipotente, todo-poderoso. Podemos orar para ver como o Amor, em sua plena autoridade, governa cada evento, cada momento, a todos nós. O bem de Deus é sem medida — nunca chega ao fim.

Mesmo antes de começarmos a orar, o bem de Deus já é infinito e está sempre presente. Em uma época em que a violência prevalecia, um indivíduo na Bíblia orou com alegria: “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens…” (Salmos 107:8). É útil fazer uma pausa e louvar a Deus dessa maneira.

Deus ama profundamente o bem que Ele vê refletido em cada um de nós como Sua progênie espiritual. Deus diz a respeito de Seus filhos: “…eles são pedras de uma coroa e resplandecem na terra [de Deus]” (Zacarias 9:16). A partir da perspectiva de Deus, cada um de nós, em nossa divina perfeição refletida, é semelhante a uma joia em uma coroa.

Ponderemos sobre isso! Deus nos ama infinitamente. O amor e o bem de Deus corrigem tudo o que não estiver em linha com o verdadeiro conceito de nós mesmos e dos outros, e são nossos guias.

Estamos imersos no amor de Deus, estamos sendo nesse amor fortalecidos, por ele guiados e, por consequência, mantidos inteiros. Jesus provou isso quando uma multidão enraivecida tentou matá-lo: “Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se” (Lucas 4:30).

Apesar das reportagens que chegam às nossas telas a respeito do estado preocupante em que se encontra a unidade mundial, a oração revela que, no amor de Deus, só possuímos o bem que vem de Deus. Nossa própria existência não apenas depende do amor de Deus, mas foi criada para representá-lo.

Faz diferença para o mundo que nós saibamos profunda e solidamente que Deus, o Amor divino, e Sua criação são bons — e somente bons. A maneira de progredir é firmar-se na consciência da presença e amor de Deus, aqui e agora. Ao orarmos dessa maneira, podemos nos sentir confortados por saber que nossos esforços silenciosos estão grandemente contribuindo para a resolução de conflitos em todo o mundo.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.