Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Web Original

Para crianças

Vamos subir a montanha?

From the September 2021 issue of The Herald of Christian Science

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 13 de setembro de 2021.


Onde eu moro, há montanhas bem altas. De vez em quando, subo de carro por estradas sinuosas, até chegar ao topo. Olho para baixo e avisto belas paisagens. Olho para cima e vejo nuvens, que parecem feitas de algodão. Esse é um lugar tranquilo e calmo, onde gosto de pensar sobre a bondade de Deus, bem presente ali comigo.

Você pode sempre ficar sereno e calmo, não importa onde esteja. Pode deixar que os pensamentos se elevem, para sentir e reconhecer a presença de Deus, bem pertinho de você.

Aprendi, na Escola Dominical da Ciência Cristã, que Jesus fazia com que seus pensamentos se elevassem a Deus, o tempo todo. Ele sabia que Deus, o Amor, estava sempre com ele e com todos.

Você sabia que Jesus curava e ensinava? Seus alunos eram chamados discípulos. Ele queria que seus discípulos compreendessem a Deus como ele O compreendia. Por isso, sua vida foi dedicada a demonstrar a bondade e o poder de Deus, e a transmitir esse conhecimento a outros. 

Certo dia, Jesus e os discípulos subiram uma montanha para uma aula importante. Hoje em dia, chamamos essa aula de Sermão do Monte. (Você pode encontrá-la no livro de Mateus, na Bíblia, nos capítulos 5 a 7.) Jesus nos ensinou como agir, de modo que possamos nos sentir mais próximos de Deus, e ensinou como é natural agir assim, quando sentimos a presença de Deus. Quando nos sentimos perto de Deus, a bondade e a gentileza são como uma luz que irradiamos. Essa luz é uma felicidade genuína que as pessoas sentem profundamente no coração, ainda que não consigam enxergá-la.

Uma das maneiras de irradiar essa luz é seguir a Regra Áurea, a regra de ouro, ensinada por Jesus. Essa regra diz que você deve tratar os outros da mesma maneira como gostaria de ser tratado. (Você pode encontrar a Regra Áurea no Sermão do Monte, em Mateus 7:12.) 

Quando minhas filhas eram pequenas, aprenderam a Regra Áurea na Escola Dominical. Mas, às vezes, quando discordavam sobre alguma coisa, esqueciam-se dessa regra! Se uma das duas fizesse uma grosseria para a outra, esta respondia da mesma forma. Apelidamos esse comportamento de “regra de lama” porque faz com que as pessoas se sintam como se estivessem sentadas bem no meio de uma poça de lama! Não faz com que os pensamentos se elevem e sintam a presença de Deus. Ninguém acaba se sentindo iluminado e radiante!

Podemos dizer que seguir a “regra de lama” é tratar mal as pessoas, só porque elas nos trataram mal. Mas seguir a regra de ouro é tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem, mesmo que os outros não ajam assim. Obedecer à Regra Áurea torna os relacionamentos mais harmoniosos e faz com que todos fiquem felizes. Isso é o que minhas filhas constatavam quando tratavam uma à outra com carinho e gentileza.

Quando segue a Regra Áurea, você mostra que ama a Deus, e que Ele ama você e a todos. Fazer isso é uma satisfação, como apreciar uma bela vista do topo de uma montanha!

ACCESS MORE GREAT ARTICLES LIKE THIS!

Welcome to Herald-Online, the home of The Christian Science Herald. We hope you'll enjoy this article that has been shared with you.

To receive full access to the Heralds, activate an account using your print Herald subscription, or subscribe to JSH-Online today!

More in this issue / November 2021

The Mission of the Herald

In 1903, Mary Baker Eddy established The Herald of Christian Science. Its purpose: "to proclaim the universal activity and availability of Truth." The definition of "herald" as given in a dictionary, "forerunner—a messenger sent before to give notice of the approach of what is to follow," gives a special significance to the name Herald and moreover points to our obligation, the obligation of each one of us, to see that our Heralds fulfill their trust, a trust inseparable from the Christ and first announced by Jesus (Mark 16:15), "Go ye into all the world, and preach the gospel to every creature."

Mary Sands Lee, Christian Science Sentinel, July 7, 1956

Learn more about the Herald and its Mission.