Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Seguros em meio à tempestade

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 31 de janeiro de 2022


Como podemos sentir a presença de Deus diante de uma previsão meteorológica que anuncia uma enorme tempestade? A Bíblia oferece algumas ideias úteis. Um dos Salmos nos diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (46:1). E o livro dos Provérbios sugere que foi Deus quem “encerrou os ventos nos seus punhos” (30:4) e que não há poder algum fora do controle de Deus.

Aqui está um exemplo do efeito protetor e salvador, quando se compreende esse fato. Cristo Jesus permaneceu calmo quando estava em um barco com seus discípulos, durante uma tempestade no Mar da Galileia. Os discípulos temiam perder a vida, mas Jesus, “…despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança” (Marcos 4:39). Jesus sabia que Deus era o único poder, o Criador do homem e do universo — a inteligência que controla tudo, a Mente divina que governa toda a criação de Deus. Foi esse conhecimento que lhe permitiu não apenas acalmar a violenta tempestade, mas também comprovar o controle que Deus exerce sobre muitas outras condições discordantes, como a doença, o pecado e até mesmo a morte.

Há alguns anos, quando eu vivia no litoral sul da Flórida, tive a oportunidade de perceber como Deus cuida de nós. Um furacão se aproximava da região em que morávamos, ameaçando milhões de pessoas naquela área, muitas das quais viviam em prédios altos. Meu marido e eu oramos com base nos ensinamentos da Ciência Cristã, e muitos outros também estavam orando por segurança. Nós dois sabíamos que o poder de Deus é completamente bom e é supremo sobre qualquer suposta força destrutiva; e que podíamos confiar nesse poder e saber que permaneceria no controle da situação. Quando o furacão estava a apenas 16 km do litoral, de repente — alguns disseram que milagrosamente — dissipou-se sem haver tocado a terra. Falou-se muito em nossa área sobre o fato de que a oração nos havia protegido do perigo.

Anos mais tarde, um furacão mais perigoso (categoria 5) estava se aproximando, e muitos moradores decidiram sair da região ou foram orientados a fazê-lo. Não fomos obrigados a nos retirar, e meu marido achou que deveríamos ficar para enfrentar essa ameaça, pela nossa própria segurança e pela dos outros. Durante sua carreira militar ele havia tido, por meio de sua compreensão da Ciência Cristã, muitas demonstrações do poder de proteção de Deus.

Dedicamos várias horas à oração espiritualmente científica e ao estudo da Bíblia e do livro-texto da Ciência Cristã, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de autoria de Mary Baker Eddy, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã. Algumas declarações do livro Ciência e Saúde foram especialmente úteis, como por exemplo: “A verdadeira jurisdição do mundo está na Mente, que controla todo efeito e reconhece que toda a causalidade pertence à Mente divina” (p. 379), e a primeira parte da definição espiritual da palavra vento, como é usada na Bíblia, e que se encontra no Glossário: “Aquilo que indica a força da onipotência e os movimentos do governo espiritual de Deus, que abrange todas as coisas” (p. 597).

Nós nos apoiamos no fato espiritual de que Deus é o único poder, sabendo que podíamos comprovar, como Jesus fez, que a onipotência se sobrepõe a qualquer alegação de um suposto poder material que se oponha a Deus. Passamos a noite no corredor de nossa casa, orando com base no Salmo 91 (versículos 1 e 10), declarando que estávamos seguros “no esconderijo do Altíssimo”, onde “praga nenhuma chegaria à nossa morada”, e reconhecendo que essa verdade era a realidade espiritual para todos na trajetória prevista para a tempestade.

Em certo momento durante a noite, ouvimos um grande barulho, mas nossa casa parecia ainda estar intacta. Pela manhã, nos demos conta de que uma árvore muito alta havia caído a apenas 10 centímetros de nossa casa, que permanecera completamente protegida, e somente umas poucas telhas foram arrancadas do telhado.

Depois, viemos a saber que ventos a 264 quilômetros por hora passaram a poucos quarteirões de distância do Centro Nacional de Furacões, e que uma onda de 17 metros de altura havia inundado várias das áreas baixas. Houve muitos danos materiais e, infelizmente, algumas vidas foram perdidas. Mas ficamos muito gratos por perceber o poder de proteção de Deus manifestado na experiência da grande maioria dos moradores da área.

Uma das bênçãos que surgiram durante a recuperação dos efeitos da tempestade foi um novo maravilhoso senso de fraternidade entre as muitas e variadas culturas em nossa comunidade. Em todos os lugares, os moradores pareciam desejosos de ajudar seus vizinhos e se uniam para reconstruir a comunidade. Esse espírito de cooperação e unidade nunca havia sido tão evidente anteriormente. Além disso, muita gratidão foi expressa pelas demonstrações de amor e apoio que vieram de todo o país e do exterior. Para mim, isso também foi uma prova do amor de Deus.

Nossa filial da Igreja de Cristo, Cientista, teve grande influência na arrecadação de fundos para ajudar outras igrejas filiais e companheiros Cientistas Cristãos em nossa área, fornecendo assistência financeira para a reconstrução e para outras necessidades. Nossos cultos na igreja continuaram ininterruptos, e nossas reuniões de testemunhos eram repletas de expressões de gratidão pela proteção e pelo reconhecimento do amor de Deus que nos sustentou.

Verdadeiramente, não importam os desafios que enfrentamos, quando compreendemos que Deus, o Amor divino, é o legislador no controle de Sua criação, e podemos ver o Amor sempre presente — confortando, protegendo e mantendo a todos nós seguros sob Seus cuidados.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.