Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Medo de viajar de avião?

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 7 de fevereiro de 2022


Eu amo viajar. É emocionante ir a um lugar novo, ver coisas que eu nunca havia visto, e conhecer pessoas.

Nas férias de 2021, eu estava pronto para ir ao estado do Colorado, onde eu seria um dos membros da equipe de um acampamento de verão para jovens Cientistas Cristãos. Eu estava muito entusiasmado com tudo, exceto uma coisa: para chegar ao Colorado, teria de viajar de avião… e os aviões não são a minha praia.

O voo começou, e a decolagem não foi de todo ruim. Assisti a alguns filmes do grupo de comédia Monty Python, em uma tentativa de aliviar o estresse e esquecer que eu estava em um avião. Mas não demorou muito para atingirmos uma zona de turbulência, e comecei a ficar apavorado. Agarrei-me ao apoio de braço da poltrona e baixei a persiana da minha janela para não ter de ver a tempestade pela qual estávamos passando.

Aqui está a parte em que você talvez espere que eu diga: “Imediatamente orei, tive uma cura fantástica, e tudo ficou bem”. Infelizmente, em vez disso, meu primeiro pensamento foi “vou morrer”. Rememorando aquele instante, sei que esse não foi um pensamento útil, mas, naquele momento, meu medo era demasiado intenso para pensar de outra maneira.

Na verdade eu estava tremendo de medo no meu assento quando, de repente, reparei que o cavalheiro ao meu lado, no assento do corredor, estava dormindo profundamente. E quero dizer um sono profundo mesmo, apoiado no travesseiro de pescoço, babando e roncando. Fiquei absolutamente estupefato, mas essa cena também mudou completamente a minha perspectiva. Se aquele homem podia estar tão calmo enquanto o avião parecia estar fazendo piruetas no céu, então eu certamente podia aceitar sua dica e ficar calmo também. Mas como?

Dei-me conta de que eu podia orar. A razão pela qual a oração me veio ao pensamento como uma possível solução foi o fato de que eu estava me dirigindo a um acampamento para Cientistas Cristãos e, no meu pedido de admissão para participar da equipe do acampamento, me haviam pedido que relatasse alguma cura. Eu havia usado uma das curas ocorridas durante meu quinto ou sexto ano escolar, o que me fizera pensar, naquele momento, na minha falta de experiência no quesito “cura”. Ali, em pleno ar, compreendi que essa era uma oportunidade para eu ter uma nova experiência de cura por meio da oração. Embora conhecesse outros colegas que haviam sido curados por meio da oração, nada se compara a quando você mesmo passa por essa experiência.

O que me veio à mente enquanto orava foi algo que eu havia aprendido quando frequentava a Escola Dominical da Ciência Cristã, ou seja, que eu podia pensar em Deus e nos diferentes nomes que significam Deus, inspirados pela Bíblia, bem como nas qualidades divinas relacionadas a esses nomes: Amor, Verdade, bondade, conforto, e assim por diante. Pensar em Deus e nas qualidades de Deus pode ajudar você a vencer situações difíceis, ao lembrar-se da bondade e da paz que estão presentes nesse momento, nesse lugar onde você está, mesmo quando a situação parece exatamente o contrário.

Pensei nos sete sinônimos de Deus que eu havia aprendido na Escola Dominical. Não conseguia me lembrar de todos eles, mas sabia que um deles é a palavra Verdade. A Verdade nos diz o que é verdadeiro, tal como o fato de que Deus está governando tudo e todos, tanto em terra quanto durante um voo, o tempo todo. A Verdade assegurou-me que o avião aterrissaria e que todos que estavam a bordo estariam sãos e salvos. Senti-me confortado por saber que Deus estava no controle da situação. Meu coração parou de acelerar; meus arrepios de medo se desvaneceram; e senti-me calmo e reconfortado, muito embora o avião continuasse a estar em zona de turbulência. Assim que senti esse consolo me envolvendo, consegui desfrutar do voo, porque eu sabia que estava a salvo.

Cerca de cinco minutos depois, ouvimos a voz do capitão, informando que a turbulência estava terminando e que a tempestade ficara para trás. Abri a persiana da minha janela para ver os campos, o verde das árvores e as montanhas lá em baixo, sem uma única nuvem escura à vista. Permaneci calmo durante o resto do voo, e aterrissamos em segurança.

Eu certamente posso dizer que os aviões ainda não são a minha praia. Mas sou muito grato por ter compreendido que, em vez de ceder ao medo quando estou viajando de avião, posso confiar em Deus e usar o meu tempo para desfrutar da beleza do céu ou maravilhar-me com a engenharia legal sobre a qual estou sentado!

Essa experiência ajudou a eliminar minhas dúvidas a respeito da cura e a fortalecer minha fé, o que permitiu que eu me tornasse o Cientista Cristão que sou hoje.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.