Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Um novo conceito de normal

Da edição de agosto de 2021 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 12 de abril de 2021.


Almejamos estabilidade em nossa vida. Por isso, é comum ouvir alguém falar com inquietação a respeito de um “novo normal”. Quer isso provenha de uma impaciência por voltar ao velho “normal” ou de nos preocupar porque não há possibilidade de retorno ao antigo “normal”, levanta-se a seguinte questão: o que é realmente “normal”? Será que pode haver um “normal” que seja certo, seguro e constantemente bom?

Mary Baker Eddy, em suas obras pioneiras sobre espiritualidade e cura, apresentou o que alguns considerariam uma visão bem pouco convencional a respeito da constância. Quando buscamos a palavra normal, nos seus extensos escritos, pomos a descoberto vários conceitos que ela aparentemente considerava como fatos fundamentais da existência: a saúde é normal; a harmonia é normal; o bem é normal. (Ver, por exemplo: Miscellaneous Writings [Escritos Diversos] 1883–1896, p. 200). 

Quando olhamos à nossa volta e assistimos aos noticiários, podemos não chegar necessariamente à mesma conclusão. Aliás, em sua própria vida, a Sra. Eddy enfrentou graves doenças, enormes perdas e dificuldades. No entanto, ainda assim seguiu em frente, passando a ver essas experiências, não com resignação, mas com a convicção espiritual de que a saúde, a harmonia e o bem são de fato normais, naturais e inevitáveis. Essa convicção estava fundamentada em uma compreensão a respeito do bem como a própria definição de Deus. Ela escreve que Deus é o Princípio divino, ou seja, o bem constante, universal, imutável, e que a verdadeira identidade de cada um de nós é espiritual, criada à imagem de Deus, conforme está escrito na Bíblia. À compreensão de que o Princípio é o único bem e a causa única, segue-se a conclusão de que tudo o que procede do Princípio tem de ser bom e que o bem tem de ser a única realidade. Se o bem invariável é a verdade a respeito do existir, e cada um de nós é em realidade espiritual, então a doença, a desarmonia, os acidentes e a injustiça não ocupam lugar nessa criação espiritual. Aqui está um “novo normal” a ser levado em conta!

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / agosto de 2021

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.