Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Abordagem espiritual sobre a imunidade

Da edição de maio de 2021 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 18 de fevereiro de 2021. 


Tem havido muita discussão neste último ano a respeito de “imunidade”, mais especificamente em relação a como pode ela ser alcançada e mantida. Existem muitas teorias sobre a maneira de se lidar com o risco de infecção e como tirar o vírus de circulação a ponto de a sociedade poder voltar a funcionar normalmente e por completo sem, contudo, deixar de respeitar o “novo normal” em termos de saúde e segurança. Há sinceros esforços para solucionar o problema de doenças contagiosas, com nobres intuitos, muitas vezes motivados pelo desejo genuíno de ajudar o mundo. Mas não será que existe uma maneira de abordar o problema graças a se reconhecer o poder de Deus, o bem, vendo mais autoridade em Deus do que no chamado poder da matéria?

Os ensinamentos da Ciência Cristã abordam o tema da doença a partir de um ponto de vista radical e bíblico. O apóstolo João escreve, a respeito de Deus: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3). O livro-texto da Ciência Cristã, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de autoria de Mary Baker Eddy, esclarece: “O Espírito, Deus, criou tudo em Si mesmo e de Si mesmo. O Espírito jamais criou a matéria. Não há nada no Espírito de que a matéria pudesse ser feita, pois, como a Bíblia declara, sem o Logos, o Aeon ou Verbo [a Palavra] de Deus, ‘nada do que foi feito se fez’ ” (p. 335). Nele também lemos: “Deus é o Espírito onipresente, infinito. Se o Espírito é tudo e está em toda parte, o que é e onde está a matéria?” (p. 223).

Raciocinando a partir do ponto de vista de que o Espírito é tudo, constatamos que a matéria e, portanto, a doença, perdem seu significado. A matéria realmente não tem identidade nem caráter. Não pode agir, reagir nem criar metástases; não tem causa, nem pode ser causa. É simplesmente um termo para descrever o que é irreal e temporal, que se supõe seja o contrário do Espírito. O que é espiritual — o que é real, universal e indestrutível — prevalece e predomina sobre o que é material, mundano e mortal.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / maio de 2021

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.