Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Experimentos com a verdade

Da edição de dezembro de 2014 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado originalmente na edição de novembro de 2014 de The Christian Science Journal.


O quanto você se considera um cientista? Que tipo de experimentos você tem realizado ultimamente? Que dados você tem pesquisado para encontrar a resposta para um problema que necessita de solução? Se a ciência consiste em descobrir como as coisas funcionam, que descobertas você tem feito ultimamente? Se a ciência se trata de compreender a verdade e aplicar o poder dessa verdade para que surjam soluções práticas, que respostas você tem encontrado que tenham trazido maior liberdade à vida das pessoas? Para um Cientista Cristão, essas são perguntas importantes a serem feitas (como se você estivesse se perguntando em frente a um espelho).

Certa vez, li um livro escrito por Richard Feynman, vencedor do prêmio Nobel de física, o qual dá uma ilustração sobre ciência de má qualidade. Ele falava sobre um livro-texto de ciência para crianças da escola fundamental, o qual mostrava uma foto de um brinquedo de corda (um cachorro). O livro fazia a seguinte pergunta: “O que faz com que o cachorro se mova”? E a resposta a que o livro queria que as crianças chegassem era: “a energia”. Mas, como Feynman destacou, simplesmente fazer com que as crianças memorizassem um termo para um experimento, não significava que elas haviam aprendido algo sobre a ciência envolvida. 

Ele indicou então que uma abordagem útil e científica teria sido desmontar o brinquedo para que as crianças pudessem ver as engrenagens e a tensão exercida sobre a mola e como o ato de liberar essa tensão fazia com que o cachorro se movesse. Impressionou-me ver que isso é verdadeiro a respeito de qualquer ciência. 

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / dezembro de 2014

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.