Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Contágio

Da edição de outubro de 1997 dO Arauto da Ciência Cristã


Tudo aquilo que o homem vê, sente ou de que, de alguma maneira, toma conhecimento, tem de ser captado por meio da mente, dado que a percepção, a sensação e a consciência pertencem à mente e não à matéria. Levados pela correnteza popular do pensamento mortal, sem questionar a confiabilidade de suas conclusões, nós fazemos o que os outros fazem, acreditamos no que os outros acreditam e dizemos o que os outros dizem. O consentimento geral é contagioso e torna contagiosa a doença.

As pessoas acreditam em doenças infecciosas e contagiosas, e que qualquer um está sujeito a contraí-las, em virtude de determinadas causas predisponentes e excitantes. Esse estado mental nos prepara para contrair qualquer doença, sempre que se apresentem as circunstâncias que, acreditamos, a provocam. Se acreditássemos, com a mesma sinceridade, que a saúde é contagiosa quando em contato com pessoas saudáveis, seríamos contagiados pela maneira como elas se sentem, tão certamente e com melhores resultados, do que quando nos contagiamos com o estado do homem doente.

Se apenas as pessoas acreditassem que o bem é mais contagioso do que o mal, já que Deus é onipresença, quão mais seguro seria o êxito do médico e quão mais garantida a conversão dos pecadores pelo clérigo! E, se apenas o púlpito incentivasse a fé em Deus a esse respeito, e a fé na Mente acima de todas as outras influências que regulam a receptividade do corpo, a teologia ensinaria ao homem aquilo que Davi ensinou: "Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio, fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda."

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / outubro de 1997

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.