Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Mudança climática e mudança mental

Da edição de junho de 2023 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 20 de março de 2023.


Um dos grandes problemas que a humanidade está enfrentando é o temor da mudança climática e seus efeitos sobre o meio ambiente. É compreensível que haja grande preocupação quanto a isso, e muito esforço humano está sendo empregado no combate à mudança climática, através de uma gama de medidas materiais. Mas essas iniciativas, baseadas em uma perspectiva material, estão aquém do necessário, porque não levam em conta a influência que o pensamento humano tem sobre os efeitos. Os resultados de alguns experimentos na física quântica apontam para o impacto que nossos pensamentos têm sobre nossa vivência. Por exemplo, esses resultados mostram que aquilo que o pesquisador sabe, ou de que tem consciência, sobre um determinado experimento com partículas ou com a luz, reflete-se no resultado (ver entrevista com Laurance Doyle e Brian Kissock: “A deeper look at ‘the scientific statement of being’ ” [“Uma análise mais profunda da ‘declaração científica sobre o existir’ ”] publicada no Journal em março de 2018). Em vista disso, é razoável concluir que a vivência humana em geral reflete nosso pensamento.

A Ciência Cristã leva essa ideia ainda mais adiante, oferecendo uma maneira própria de mergulhar na natureza e na solução de problemas de todo tipo, enfrentados pela humanidade. No livro-texto da Ciência Cristã, Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy escreve: “A Ciência Cristã explica que toda causa e todo efeito são mentais, não físicos” (p. 114). Ciência e Saúde também lança luz sobre a natureza espiritual da realidade. Embora os esforços da humanidade para combater a mudança climática possam ser úteis e justificados, geralmente ocorrem dentro de certa estrutura na qual se aceita que a vida seja material e esteja à mercê da matéria e de como esta atua sobre si mesma. Esse conceito deixa fora de cena o Espírito divino, Deus, e não leva em conta a natureza mental de nossa vivência, inclusive a maneira como encaramos o clima.

Se toda causa e todo efeito são mentais, não físicos, segue-se, por lógica, que o clima mental do gênero humano afeta o clima físico da Terra. Por isso, é muito importante e proveitoso levarmos em consideração o clima mental e a atmosfera do pensamento, especialmente o impacto da compreensão a respeito de Deus, conforme Cristo Jesus comprovou.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / junho de 2023

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.