Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Afinal, o que é vigilância?

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 6 de fevereiro de 2023


Os Evangelhos relatam que, em inúmeras ocasiões, Jesus aconselhou as pessoas a desenvolverem a vigilância. Ele foi incisivo com seus discípulos, ao dizer: “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” (Marcos 13:37).

No que consiste essa vigilância, e por que é tão importante? A Ciência Cristã ensina que o que aceitamos como verdadeiro e real afeta de maneira significativa nossa experiência. É necessário, portanto, que estejamos atentos e aceitemos no pensamento apenas o que é válido e o que promove o bem em nossa vida e no mundo.

Embora os acontecimentos mundiais requeiram cuidadosa vigilância, a consciência é o lugar mais importante em que devemos exercer a vigilância a todo instante — quer sejam os eventos e as necessidades de natureza pessoal ou global. Assim estaremos aptos a discernir entre o que é válido e verdadeiro, e o que não é. Mary Baker Eddy, a Descobridora da Ciência Cristã, afirma: “Para livrar-nos de crer naquilo que é irreal, de temê-lo, segui-lo ou amá-lo, temos de vigiar e orar para não cair em tentação — assim como alguém vigia a porta para impedir a entrada de ladrões” (Message to The Mother Church for 1901 [Mensagem À Igreja Mãe para 1901], p. 14).

Quando identificamos o que é real e aderimos a essa realidade, deixamos de temer o que é irreal — aquilo que não tem causa inteligente. A Ciência Cristã revelou ao mundo uma grande verdade: Toda a existência real é constituída por Deus e Sua expressão ou manifestação, e não inclui opostos. Deus é inteira e completamente bom, e nós existimos para proclamar esse bem divino como Sua expressão, pois somos um com Ele. Como afirma o primeiro livro da Bíblia: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gênesis 1:31). O que Deus fez inclui, especificamente, você, eu e todos. 

Visto que Deus, o bem, é Tudo, Ele possui todo o poder, e, portanto, não sobra nenhum poder para o mal possuir. A palavra mal não configura uma presença. É simplesmente um termo para designar a aparente ausência de Deus, o bem. Aquilo que não tem substância não tem poder para agir. Apoiados na oração vigilante podemos, gradativamente, nos aperceber da impotência do mal e, com regozijo, deixar de crer nele.

Dessa forma, a vigilância espiritual não consiste em tentarmos nos proteger de ameaças, mas em reconhecer que Deus, o bem, é tudo o que está presente, tudo o que existe. Quando assim agimos estamos fazendo mais do que proteger, estamos defendendo nossos pensamentos. Defendendo do mal real? Não, nós estamos cuidadosamente defendendo nossa consciência para que não acredite que o mal possa ser real.

Todos os exemplares de uma das revistas da Ciência Cristã, intitulada Christian Science Sentinel, trazem na capa a seguinte admoestação de Jesus: “O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai!” O Sentinel é uma ferramenta disponibilizada nos formatos impresso, on-line e em áudio, extremamente eficaz para ajudar as pessoas a vigiarem o pensamento. Auxilia leitores e ouvintes a reconhecerem mais nitidamente que todo o poder que existe pertence a Deus. Deus nunca abriria mão ou compartilharia a posse de Seu poder. 

Não precisamos solicitar acesso ao poder de Deus. Por sermos o reflexo de Deus, esse poder é nosso; por isso, é natural aceitarmos tudo o que diz respeito a ele e tudo o que ele inclui. Nós, como criação espiritual de Deus, somos sempre um com o poder divino. Quando, cuidadosamente, vigiamos nosso pensamento, podemos nos regozijar amparados na clara consciência de que Deus é todo o poder, ininterruptamente.

Lembro-me de que, quando estava na faculdade, era comum meus colegas e eu ouvirmos comentários de que a economia do nosso país enfrentava dificuldades, que praticamente afastavam qualquer possibilidade de encontrarmos um bom emprego após a formatura. Não demorou muito para que eu sentisse o peso dessa perspectiva deprimente e começasse, involuntariamente, a aceitá-la. Foi então que um encorajador artigo do Sentinel me despertou. Nunca vou me esquecer desse artigo. O título era: “O homem inclui todas as ideias corretas”, e a autora explicava que “…o bem não é algo distante. Não está ‘lá fora’. Está bem à mão. Dentro de nós. O você e o eu reais, reflexos de Deus, incluem toda ideia espiritual correta” (Gladys C. Girard, 26 de fevereiro de 1977. O Arauto da Ciência Cristã, março de 1978).

Compreender esses fatos espirituais me encorajou e permitiu que eu me defendesse de repetidas previsões de escassez e de uma inevitável falta de oportunidade. As ideias do artigo foram para mim como um riacho refrescante em um oásis ao qual eu voltava com frequência para beber. Não apenas encontrei emprego satisfatório depois da faculdade, mas também consegui trabalho nas férias de verão enquanto ainda estava estudando.

Qual é a abordagem infalível para vigiar o pensamento? A Sra. Eddy nos ensina: “Viver de maneira a manter a consciência humana em constante relação com o que é divino, espiritual e eterno, é individualizar o poder infinito; e isso é a Ciência Cristã” (The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany [A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, e Outros Textos], p. 160).

A consciência que está em sintonia com “o que é divino, espiritual e eterno” inevitavelmente se torna mais destemida. Todo medo se abriga na crença de que exista um poder além de Deus, e de que esse suposto poder tenha a capacidade de agir. Felizmente, a ação do poder maligno é mera ficção. Deus é o bem infinito, cuja ação ilimitada se manifesta em todos os lugares, e que, ininterruptamente, preenche todo o espaço. Por isso, o único poder em ação é o poder de Deus. É motivo de regozijo constatar que estamos agindo corretamente — sendo vigilantes para manter “a consciência humana em constante relação com o que é divino”.

Do ponto de vista privilegiado dessa sólida e perspicaz vigilância, reconhecemos com serenidade que nós, juntamente com toda a humanidade, estamos imbuídos apenas da bondade de Deus. Em nossa relação com Ele discernimos nossa permanente invulnerabilidade espiritual. Jesus compreendia esse reconfortante fato e declarou a seus discípulos: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano” (Lucas 10:19).

Ao seguirmos o conselho de Jesus, podemos ir adiante, vigilantes a cada passo, a cada pensamento, plenos, transbordantes tão somente da bondade e da verdade sanadora e purificadora de Deus.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.