Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Oração que alcança além-mar

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 5 de dezembro de 2022

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 5 de dezembro de 2022


Meu filho, em idade universitária, está estudando na Espanha por um semestre — um oceano de distância de casa. Uma vez ele ligou para dizer que estava se sentindo muito mal. Não conseguia sair da cama, tinha muitas dores, e me pediu para orar por ele.

No começo, me senti incapaz. Ele estava muito longe. Como poderia eu cuidar dele e me assegurar de que ficaria curado? De que adiantariam minhas orações, do lado de cá do oceano?

No entanto, pelo estudo da Ciência Cristã, eu havia vivenciado o poder da oração. E aprendera que, mesmo quando estamos longe de alguém que amamos, a oração sincera e dedicada, reconhecendo que Deus é o bem e com amor Ele está cuidando de cada um, tem potente efeito sanador.

Cristo Jesus provou o quão eficaz a oração pode ser. Mary Baker Eddy, a Descobridora da Ciência Cristã, em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, escreve que as “humildes orações de Jesus eram profundos e conscienciosos protestos a favor da Verdade — da semelhança do homem com Deus e da unidade do homem com a Verdade e o Amor” (p. 12). Ao longo de anos de oração, estudo da Bíblia e das curas que realizou, a Sra. Eddy demonstrou — como Jesus fizera — que, mesmo à distância, a oração silenciosa, expressando a verdade espiritual, é poderosa. Conforme lemos em Ciência e Saúde: “A voz inaudível da Verdade é para a mente humana como quando ‘ruge um leão’. É ouvida no deserto e nos lugares escuros do medo” (p. 559).

Para mim, uma parte importante da oração é prestar atenção à inspiração, voltando meu pensamento a Deus, para desse modo encontrar respostas. Mas é também um reconhecimento das leis espirituais que vêm de Deus e governam cada um de nós como criação espiritual de Deus — é reconhecer e admitir o poder e a presença de Deus, que é o bem. Tal qual acontece com a lei da gravidade, embora não possamos ver a Deus com nossos olhos, ainda assim o poder de Deus está sempre presente para proteger e dar firmeza a nossos passos.

A oração também nos abre os olhos para o fato de que Deus mantém nossa natureza espiritual e infatigável. A Bíblia nos assegura que Deus fez cada um de nós íntegro, forte e bom. O cuidado e as provisões de Deus nos mantêm assim. Mesmo nos lugares escuros do medo, ou quando as evidências diante de nós parecem indicar o contrário, não há um instante em que estejamos sozinhos ou fora do poderoso reino de Deus. Ninguém pode em momento algum se extraviar da proteção e cuidado de Deus. Nosso Pai divino está em toda parte. Abrir nosso coração a essas verdades inspira soluções que nos conduzem à saúde e à paz.

Naquele dia em que meu filho ligou, enquanto eu tentava acalmar meu pensamento, lembrei-me de um relato no Evangelho de Mateus. Um centurião, um comandante do exército romano, pediu a Jesus que curasse seu servo, que estava em casa e gravemente enfermo. O comandante achou que não seria necessário que Jesus estivesse fisicamente presente junto ao doente, para curá-lo. Jesus admirou a fé e a confiança no poder da oração. Com efeito, o servo ficou completamente bem, naquela mesma hora (ver Mateus 8:5 –13).

Compreendi que não só era importante que eu orasse diligentemente, de todo o coração, mas também sem duvidar de que a oração baseada em fatos espirituais é eficaz. E assim passei as horas seguintes empenhando-me em reconhecer o cuidado de Deus e o direito que Ele deu a meu filho, que é uma bela criação dEle: o direito de desfrutar liberdade e alegria; ao mesmo tempo, afirmei que tal oração se faz sentir, que tem efeito.

Aliás, continuei orando até ter certeza de que meu filho estava bem. E fiquei imensamente agradecida quando, logo depois, ele me mandou uma mensagem de texto, dizendo que estava perfeitamente restabelecido, agradecendo-me por eu haver orado.

Muitos filhos e filhas — nossos ou de outras pessoas — em todo o mundo, estão agora mesmo necessitando de nossas orações. Podemos confiar em que, embora estejamos separados pela distância de um oceano, nossos “protestos conscientes a favor da Verdade”, a favor do poder abrangente de Deus e do direito que todos têm à liberdade e à paz, são eficazes para atender a todo tipo de necessidade.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.