Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Editorial

Mary Baker Eddy e sua liderança do movimento da Ciência Cristã

Da edição de março de 2023 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 5 de dezembro de 2022.


No início do século XX, Mary Baker Eddy era uma das mulheres mais famosas dos Estados Unidos. Sua descoberta da Ciência Cristã, apenas trinta e poucos anos antes, a levara não apenas a escrever o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, como também produzira milhares de casos de cura cristã nos tempos modernos; levara à organização dA Primeira Igreja de Cristo, Cientista, em Boston, juntamente com centenas de igrejas filiais; e à fundação de uma editora, produzindo diversas publicações. Todas essas ações deram suporte a um movimento que se alastrou pelos Estados Unidos, e estava despertando interesse no exterior.

Mesmo assim, seu trabalho como Líder do movimento da Ciência Cristã não estava concluído. Embora já houvesse alcançado tantas coisas dignas de admiração, foi exatamente nesse momento que ela fez algo inusitado. Em duas mensagens aos membros da igreja, ela estabeleceu um modelo de liderança que modificou e elevou abordagens tradicionais. Ela disse em Message to The Mother Church for 1901 [Mensagem À Igreja Mãe para 1901]: “…segui vossa Líder apenas enquanto ela segue Cristo” (p. 34). Um ano depois, escreveu: “Novamente repito: deveis seguir vossa Líder, apenas enquanto ela segue Cristo” (Message to The Mother Church for 1902 [Mensagem À Igreja Mãe para 1902], p. 4).

Poderíamos dizer que havia um certo pragmatismo na insistência de Mary Baker Eddy para que ela fosse reconhecida, não apenas em sua época, mas também depois, como a Líder do movimento que havia gerado. As obras dela haviam sido muito plagiadas, como também objeto de apropriação indevida. Ela disse, referindo-se a seu livro Ciência e Saúde: “Outras obras que usaram ideias deste livro, sem indicá-lo como fonte, adulteraram a Ciência” (p. 457). Ela via seu livro-texto como “a voz da Verdade para esta época”, o qual “contém a declaração completa da Ciência Cristã” (ver p. 456), sendo o livro fundamentado em sua notavelmente bem-sucedida obra de cura ao longo de décadas, e no peculiar desejo que caracterizava a Sra. Eddy, o de seguir Cristo, em todos os aspectos.  

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / março de 2023

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.