Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

“Abençoa-me, também a mim, meu pai!”

Da edição de fevereiro de 2013 dO Arauto da Ciência Cristã

Original em alemão 


Quando assisto ao noticiário e ouço ou leio sobre ódio, violência, vingança e terror, frequentemente me pergunto o que posso fazer a fim de contribuir para a reconciliação. A história bíblica sobre Jacó e Esaú me ajuda nessa tarefa. Esses irmãos gêmeos viveram há uns 3.500 a 4.000 anos na região que hoje chamamos de Oriente Médio. Jacó ludibriou Esaú, quando ele fez com que Esaú vendesse a ele seu direito de primogenitura por um cozinhado de lentilhas. Logo em seguida, Jacó se fez passar por Esaú para que seu pai cego, Isaque, lhe desse a bênção destinada ao filho primogênito. Esaú era o primogênito e, de acordo com a tradição da época, deveria receber essa bênção. A Bíblia nos relata: “Disse Esaú a seu pai: Acaso tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me, também a mim, meu pai. E, levantando Esaú a voz, chorou” (Gênesis, 27:38). Essa tristeza profunda e o sentimento de ter sido traído, menos amado, menos digno, transformaram-se em solo fértil para pensamentos cheios de ódio que logo germinaram planos homicidas. 

Esaú planejou matar seu irmão. Entretanto, a história tem um final feliz porque, anos mais tarde, os dois se reconciliam. Quando me pergunto o que posso aprender dessa história para que a reconciliação possa acontecer hoje quando a injustiça, a traição, a mesquinhez, sentimentos feridos, ódio e medo parecem dominar o pensamento, o grito: “Abençoa-me, também a mim, meu pai”, ecoa em meus ouvidos. 

Antes que seu ódio surgisse, era desejo de Esaú ser abençoado. Por que é tão importante ser abençoado? Na época dos patriarcas, a bênção de um pai constituía a base do sucesso, do suprimento e do prestígio, porque o filho primogênito herdava a maior parte das posses do pai.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / fevereiro de 2013

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.