Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

A Continuidade da Bíblia

Noé: “Pregador da justiça”

Da edição de julho de 1964 dO Arauto da Ciência Cristã


O Patriarca Noé é uma personalidade de profundo significado muito embora não possuamos nenhum registro definitivo sôbre o lugar ou mesmo sôbre o país de seu nascimento. De seu pai, Lame-que, não sabemos quase nada, mas seu avô, Matusalém, tem a distinguí-lo o haver tido vida mais longa do que qualquer outra pessoa mencionada nos relatos bíblicos.

Em Enoque, bisavô de Noé, encontramos um prenúncio daquela obediência e proximidade a Deus refletida na experiência de Noé, o qual, aceitando o aviso divino acêrca de um dilúvio de incalculáveis proporções, tomou providências para proteger tôda a sua família e as criaturas viventes que estavam sob o cuidado dela. Além disso, a descrição feita de Noé como “pregador da justiça” (II Pedro 2:5) certamente indica que êle deve ter feito esforços persistentes, se bem que infrutíferos, para converter e, dêsse modo, salvar seus vizinhos materialistas.

Duas vêzes conta o quinto capítulo do Génesis que Enoque “andou com Deus”, frase essa muito significativa e geralmente interpretada como indicando que Enoque tinha sido tão consistentemente uno com seu criador que, tal como o profeta Elias, foi poupado à dura experiência da morte. Diz-se de Enoque: “Êle já não era, porque Deus o tomou para si.” Conquanto Noé não o seguisse neste sentido, estava preparado para obedecer quando ouviu a voz de Deus. Consta que também êle “andava com Deus" (Gên. 6:9), e havendo provado que era justo e reto, foi aceito diante de Deus.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / julho de 1964

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.