Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Sermos específicos no tratamento

Da edição de setembro de 1982 dO Arauto da Ciência Cristã


A cura instantânea de outrem ou de nós mesmos ocorre, com freqüência, quando realmente sentimos a bondade imutável de Deus e quando nos compenetramos de que o homem é o eterno receptor dessa bondade. No caso, porém, de temporariamente não estarmos imbuídos desse sentimento e de não ocorrer a cura, o tratamento pela Ciência Cristã, em espírito de oração, eleva-nos à altitude espiritual que promove a cura.

O tratamento que inclui argumentação mental exige que sejamos específicos: que haja abordagem penetrante e inteligente dirigida contra os argumentos específicos de uma discórdia com o propósito de anulá-los. Do meticuloso e cuidadoso estudo da Ciência Cristã, da experiência em pô-lo em prática e, acima de tudo, da inspiração, provém a capacidade de, no tratamento, concentrarmos nossa atenção no erro com pertinentes afirmações da verdade e negações do erro. O próprio termo “Ciência Cristã” subentende a compreensão e utilização de leis claras e imutáveis aplicáveis à cura. A Ciência não provê seu estudante só de uma iluminação indeterminada e de vagas generalidades espirituais e metafísicas. É fundamental na Ciência Cristã a compreensão acerca de Deus. A Sra. Eddy, no trecho seguinte, é notavelmente específica, profunda e sucinta: “Deus é Mente, Espírito, Alma, Princípio, Vida, Verdade, Amor, incorpóreos, divinos, supremos, infinitos.” Ciência e Saúde, p. 465.

Uma compreensão precisa da Ciência Cristã, um vislumbre límpido de suas verdades fundamentais, faz com que o tratamento seja mais direto, mais de acordo com o indesviável raio laser da Verdade, que leva a luz da cura para onde mais necessária se faça. Uma compreensão tão exata faz com que o tratamento seja tão específico como a asseveração da Sra. Eddy com respeito à natureza de Deus. Um tratamento inteligentemente dirigido a determinado alvo, apoiado pela inspiração e por uma vida que se coadune com a Vida divina, anula os principais argumentos dos sentidos que testificam da presença de determinada doença. As verdades específicas que constituem um tratamento têm sua origem na Verdade universal e em suas leis, que são totalmente evidentes na Bíblia e nas obras da Sra. Eddy.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / setembro de 1982

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.