Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Curar a mágoa quando as opiniões divergem

Da edição de abril de 1981 dO Arauto da Ciência Cristã


Quando chega o momento de decidir como alguma coisa deve ser feita, surge muitas vezes vasta gama de opiniões. E isso ameaça muitas vezes romper amizades e desfazer a sensação gostosa de unidade que torna tão agradável o trabalho em conjunto.

O fato básico espiritual está em que é da prerrogativa de Deus exercer o governo, e Deus é Um só. Deus é a Mente única, que toda individualidade espiritual reflete. A contrafação dessa Mente inteiramente boa é denominada, na Ciência Cristã, mente mortal, uma mente carnal ou material. Assim como a Mente divina é uma só, também essa mente espúria é uma só, embora pareça ser constituída de muitas mentes.

Assim, onde quer que opiniões divergentes ameacem romper a amizade e a harmonia, podemos fazer uma pausa para considerar se a contenda não é simplesmente a dessa mente mortal ou humana única, a argumentar com ela mesma. Às vezes será proveitoso considerar o outro lado da questão e verificar de que modo se poderá argumentar convincentemente em favor desse ponto de vista. Pode ser que rapidamente apreciemos a declaração da Sra. Eddy: “Se observarmos nossos processos mentais, descobriremos que estamos perpetuamente argumentando conosco; no entanto, cada mortal é apenas uma só personalidade, não duas.” Unity of Good, p. 21.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / abril de 1981

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.