Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Estadista ou político?

Da edição de abril de 1977 dO Arauto da Ciência Cristã


Artimanhas políticas, escândalos, suborno, corrupção — o mal assume vários aspectos nos atuais sistemas governamentais do mundo todo. O partidarismo mesquinho, a fraude e os interesses egoísticos parecem predominar. O que pode ser feito para ajudar a libertar nosso mundo das “pretensões da política e do poder humano” contra as quais a Sr.a Eddy nos alertou? Sua declaração total, sob o título “Liberdade insuficiente”, diz: “A meu ver, os perigos mais iminentes que ameaçam o século vindouro são: a espoliação da vida e da liberdade das pessoas sob a égide das Escrituras; as pretensões da política e do poder humano, a escravidão industrial e a insuficiente liberdade de competição honesta; e o ritualismo, os credos e consórcios em lugar da Regra Áurea: «Tudo quanto pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles».” The First Church of Christ, Scientist, and Miscellany, p. 266;

Como é que nós, individualmente, como cristãos, consideramos a política e os políticos? Como é que os escolhemos, votamos neles e os apoiamos? Como colocamos as melhores pessoas nos cargos públicos? Como nos comportamos em nossa vida particular de modo a sustentar o mesmo padrão que exigimos de nossos representantes eleitos?

Ouvimos freqüentemente dizer que, na vida pública, precisamos de estadistas ao invés de meros políticos. Mas, qual é a diferença? O dicionário inglês de Webster indica que “político”, em seu pior sentido, sugere interesses mais restritos e freqüentemente mais egoísticos do que os de um estadista. Este último é capaz de visão ampla e de sábia providência nos negócios de estado. Foi dito que a diferença entre o político e o estadista é que o político pensa em si mesmo e em seu partido, ao passo que o estadista pensa no povo e na nação.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / abril de 1977

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.