Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Uma página nova e limpa, tanto para vítimas quanto para agressores

Da edição de março de 2019 dO Arauto da Ciência Cristã

Publicado anteriormente como um original para a Internet em 17 de janeiro de 2019.


A recente onda de histórias dos sobreviventes de violência sexual me toca o coração, como também o de muitas pessoas. Em geral, mas não sempre, as vítimas são mulheres. Muitos estão se pronunciando publicamente sobre o assunto pela primeira vez. 

Essas revelações, que vieram à tona nos últimos tempos, foram desencadeadas no âmbito de personagens de destaque na política, muitos deles em posições proeminentes. Tal como outros espectadores em todo o mundo, eu me mantive focado nas ramificações morais e de ordem prática sobre o que estava se desdobrando. Mas, com certa preocupação, notei uma crescente tendência, que vai se infiltrando na totalidade do debate: a ampla aceitação de que uma experiência traumática causa danos permanentes. A avalanche de histórias deixou claro para mim que muitas pessoas seriam beneficiadas se fosse possível derrubar pelo menos esse pressuposto, no que se refere à vida delas. A Ciência Cristã me mostrou que podemos nos libertar das consequências de tragédias passadas. Por isso eu tive um enorme desejo de que outras pessoas também conhecessem essa liberdade.

Não pretendo negar o quanto duram na memória os problemas vivenciados por tantos sobreviventes de traumas, inclusive as vítimas de outros crimes violentos e atos terroristas, e também os veteranos de guerra. Muitos se sentem sem saída em um labirinto de raiva, ansiedade e do peso da vergonha, que eles carregam, injustamente. Mas alguns encontraram um caminho para escapar desse labirinto mental, encontraram uma libertação espiritual que não depende dos pensamentos, palavras ou ações dos outros. Esse caminho depende só de se aceitar um fato espiritual eternamente estabelecido, isto é, a relação que todos temos com o nosso Criador. A Ciência Cristã explica que esse Criador é a Mente divina e define nossa verdadeira identidade como a manifestação dessa Mente. Ali mesmo onde o medo profundo e a raiva parecem estar, podemos despertar para essa identidade, que é consciente do eterno bem, que é de Deus, conforme diz Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de autoria de Mary Baker Eddy: “O homem e seu Criador estão correlacionados na Ciência divina, e a consciência real só tem conhecimento das coisas de Deus” (p. 276).

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / março de 2019

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.