Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Matéria de capa

Vencer a corrupção por meio da compreensão de Deus

Da edição de fevereiro de 2016 dO Arauto da Ciência Cristã

Tradução do original em inglês publicado na edição de 29 de julho de 2015 do jornal The Christian Science Monitor.


O abuso de poder no governo ou no setor privado, em benefício próprio, atua como um freio na economia, o qual chega a equivaler a mais de cinco por cento do produto interno bruto do mundo. Todavia, além do custo econômico devido às distorções do mercado causadas pela corrupção estão as questões de segurança. Pensemos, por exemplo, em um policial que aceita suborno, ao invés de insistir nas normas que um caminhão que transporta petróleo deve cumprir, ou no inspetor de segurança que, por uma determinada “quantia”, aprova uma fábrica que não cumpre com os padrões exigidos pela lei. A corrupção realmente pode afetar de forma considerável a qualidade de vida em uma nação. Além disso, onde o sistema judiciário está suscetível a ser comprado, pode ser difícil nos sentirmos felizes com nossos vizinhos e nosso país.

Embora as leis que defendem a transparência na gestão das instituições e dos governos certamente desempenham um papel importante, em última análise, eliminar a corrupção exige mudança de atitudes e percepções. É aqui que o conceito que temos de Deus entra em cena. Será que a humanidade não é vítima de uma concepção equivocada de Deus, e será que esse senso “corrompido” de Deus não turva nossa percepção daqueles ao nosso redor,   corrompendo, assim, o conceito que temos de nós mesmos e dos outros e diminuindo nossa expectativa de qualidade de vida?

Quando Paulo pregou no Areópago em Atenas, ele falou aos ouvintes sobre o “Deus desconhecido” (Atos 17:23). Ele pôs de lado os estereótipos de Deus, os quais apresentavam a Deus como uma entidade espiritual e distante que criou o mundo e que, em geral, deixa em nossas mãos a decisão de adotar ou não uma conduta moral, para depois nos castigar, aqui ou no além, pelo nosso comportamento. Paulo definiu a Deus como um Deus que podemos conhecer.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / fevereiro de 2016

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.