Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer

Acabar com o jogo da culpa

Da edição de agosto de 2014 dO Arauto da Ciência Cristã

Artigo publicado originalmente na edição de 3 de fevereiro de 2014 do Christian Science Sentinel.


Certa noite, enquanto assistia ao noticiário da TV, veio-me ao pensamento que muitos analistas econômicos estavam tentando culpar alguém ou algo pelos acontecimentos indesejáveis. Havia muita especulação e acusações, enquanto procuravam alguém a quem acusar para que assumisse a responsabilidade por determinados problemas.

De quem é a culpa de o mundo haver se envolvido no Afeganistão e no Iraque? Quem causou a recente recessão mundial e o colapso dos bancos? Quem causou as adversidades dos partidos políticos? A quem se deve culpar por um determinado time de futebol não ter vencido? Quem é o culpado em casos de separação e divórcio? Quem é o responsável quando jovens não passam nos exames, não conseguem encontrar emprego ou começam a fazer uso de drogas?

Parece que o mundo está contagiado pela tendência de acusar. Acusar (palavra relacionada a outra conhecida: blasfemar) significa encontrar defeitos; censurar; culpar, colocando a responsabilidade em alguém. Entre os termos sinônimos da palavra acusação se encontram: condenação, crítica, depreciação, repreensão, recriminação, reprimenda, desaprovação.

Faça o login para visualizar esta página

Para ter acesso total aos Arautos, ative uma conta usando sua assinatura do Arauto impresso, ou faça uma assinatura para o JSH-Online ainda hoje!

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

Mais nesta edição / agosto de 2014

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.